O que é Hanseníase?
E uma doença infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos em especial a face, braços, mãos, pernas e pés, a patogenia é causada por uma bactéria chamada mycobacterium leprae é mais conhecida como Bacilo de Hansen e antigamente conhecida como lepra.
Na época quando conhecida como lepra a doença não tinha cura e nem tratamento e causava deformidades, hoje a hanseníase tem cura e se tratada nos estágios iniciais não deixa seqüela, alem disso o paciente com hanseníase quando tratado precocemente para de transmitir a doença já nas primeiras doses de medicamentos.
Forma de Transmissão
Pode ser transmitida por contato físico e vias aéreas após a exposição freqüente com a pessoa doente uma pessoa é suspeita de ter Hansen após o contato de no mínimo cinco anos com o individuo doente.
Sinais e Sintomas
Os Sintomas mais freqüentes da Hanseníase são formigamento, dor nos nervos e perda de sensibilidade ás temperaturas, à dor e aos estímulos táteis, além das manchas brancas e avermelhadas; dependendo do nervo afetado há outros sintomas como perda da visão por lesão da córnea; paralisia da mão que fica em forma de “garra”; alterações no suor, impossibilidade de flexão do pé fica “caído”.
Tipos de Hanseníase
Indeterminada: mais comum em criança onde manifesta com manchas de cor mais claras que a pele normal com diminuição na sensibilidade.
Paucibacilar ou Tuberculóide: ocorre em pessoas com alta resistência ao bacilo, onde manifesta com poucas manchas ou apenas uma avermelhada, com ausência de sensibilidade dor e fraqueza.
Borderline ou dimorfa: uma foi secundaria o numero de lesões é maior formando manchas que pode atingir grandes áreas da pele envolvendo parte da pele sadia comprometendo os nervos mais extensos forma mais comum.
Vinchowiana: o bacilo se multiplica e a imunidade anula é a doença mais grave, pés e mãos anestesiados favorecendo os traumatismos e feridas que podem causar deformidades, órgãos internos também podem ser acometidos pela doença.
Tratamento
O tratamento é eficiente caso não seja interrompido pode durar de 6 meses a 1 ano e não deve ser abandonado mesmo no caso de melhora de sintomas, mas apenas quando a alta for estabelecida pelo medico.
Os medicamentos são fornecidos gratuitamente no ambulatório principal de hanseníase, o tratamento interrompe a transmissão e previne as deformidades e resulta em cura.
Imagens de Hanseníase
“COM UM SIMPLES OLHAR, UMA CHANCE A MAIS PARA SE CURAR”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentem o quanto quiserem