Cânceres – esta entre nós
Antigamente falar em câncer era proibido, até hoje os mais velhos se recusam a dizer a palavra câncer por considerar que só em dizê-la já atraem a doença, e não só os mais velhos, mas também as pessoas, mas leigas.
Mas a questão é que apesar de toda esta tecnologia até hoje não se sabe a causa exata da origem do Câncer, quando diagnosticado com câncer não quer dizer que vá morrer amanhã, pois a recursos avançados para combater o câncer, a verdade é que já se sabe varias maneiras de prevenir certos tipos de Cânceres; além de ser de suma importância o diagnóstico precoce, como no caso do câncer de mama.
O câncer pode ser hereditário, onde é passado através dos genes de mãe para filho, pelo famoso DNA, de forma simplificada o DNA é uma molécula que armazena os genes de todos os seres vivos exceto de alguns vírus.
Podemos descrever alguns fatores de risco para o desenvolvimento de câncer:
ೄ Fumo – o fumante é, mas propício a desenvolver câncer em pulmões, traquéia, boca, faringe, seios da face, esôfago, pâncreas, laringe, rins, bexiga e até colo do útero; pois no fumo há liberação de mais de 50 compostos cancerígenos. Além de ser o agente principal de morte prematura em no país.
ೄ Álcool – a ingestão abusiva desta substância está ligada diretamente ao câncer de fígado, esôfago e de tumores malignos em órgãos na cabeça e pescoço.
ೄ Alimentação – não é em vão que se diz: somos o que comemos; uma má alimentação acalenta em diversos fatores de risco para diversas doenças não só câncer, mas neste caso alimentos mal guardados podem esta contaminados por uma toxina cancerígena: a aflatoxina.
ೄ Obesidade – uma má alimentação combinada com a falta de prática de exercício leva o individuo a engordar engordar e engordar, geralmente este fator é, mas comum em mulheres: 20% dos casos de câncer de mama, 25% dos tumores do intestino grosso, 37% dos casos de câncer de esôfago.
ೄ Infecções – boa parte dos germes envolvidos com câncer infecta grande número de pessoas, causando doença somente se a pessoa estiver predisposta a ter a doença; como o papilomavírus o HPV, o tão falado retrovírus, entre outros.
ೄ Radiação solar – os raios solares têm se tornado grande inimigo com a destruição desaserbada da camada de ozónio, os raios ultravioletas são de grande risco para o aparecimento de tumores malignos na pele.
Metástase é quando o câncer se espalha atingindo outros órgãos.
Quimioterapia é a medicação química, isolada ou em combinação, com o objetivo de tratar os tumores malignos, interferindo no crescimento do tumor. Tem efeitos colaterais tais como: náuseas, vómitos, ausência da menstruação ( em mulheres), anemia, diminui o número de espermatozóides no esperma(no homem), diarréia, perda de peso, queda de cabelo.
A quimioterapia é contra-indicada para gestantes e também não é indicado engravidar durante o tratamento. Durante o tratamento o tumor pode desaparecer por completo ou reduzir em 50% o seu tamanho, também pode acontecer da quimioterapia não ter nenhum efeito.
A via de administração pode ser via oral quando o medicamento tem uma boa absorção gastrointestinal e irrita pouca a mucosa intestinal, também é aplicada intramuscular, subcutânea e a forma, mas conhecida intra arterial.
Radioterapia nada, mas é que a utilização de raio-x para o tratamento do câncer, pois há uma absorção através de processos físicos de ionização e da excitação dos átomos e moléculas. Radiossensibilidade é a medida de susceptibilidade das células, provocadas pela radiação ionizante.
Os efeitos colaterais são os mesmos da quimioterapia. A ação esperada da radioterapia é que as células malignas percam a capacidade de dividir-se; é administrada diariamente, 5x por semana.
A radioterapia é aplicada somente no espaço delimitado pelo médico, atingindo somente a área infectada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentem o quanto quiserem